Entenda como o Brasil será impactado com as mudanças climáticas nos próximos anos
Recentemente, temos observado diversos eventos climáticos extremos de uma ponta a outra do território nacional. Este cenário desafiador impõe a implementação de novas medidas e tecnologias de mitigação e adaptação. Os últimos acontecimentos nos grandes centros urbanos mostraram que as cidades brasileiras não estão preparadas para sobreviver a essas mudanças.
Neste mês de novembro, a cidade de São Paulo foi surpreendida com a passagem de um ciclone extratropical deixando mais de 2,1 milhões de pessoas sem luz. Com ventos chegando a 100km/h, as fortes chuvas provocaram queda de árvores, destruição de telhados, inundações e danificaram a rede elétrica. Segundo o corpo de bombeiros, pelo menos seis pessoas morreram em decorrência do temporal.
Esse não é um exemplo isolado, especialistas preveem um aumento nas temperaturas médias em território brasileiro, intensificando a possibilidade desses eventos. Regiões como o Pantanal e a Amazônia podem enfrentar períodos mais secos e incêndios mais frequentes, enquanto áreas costeiras enfrentam o desafio do aumento do nível do mar e eventos de tempestades mais intensos.
As políticas públicas e as tecnologias de serviço coletivo estão se adaptando para promover práticas sustentáveis, investir em ações de mitigação e auxiliar na adaptação das cidades e florestas frente às mudanças climáticas. A sociedade também desempenha um papel crucial na conscientização e na adoção de medidas direcionadas pelas autoridades locais.
Em face desses desafios, a resiliência e a capacidade de adaptação do Brasil estão sendo testadas. Para auxiliar neste momento, surgiu no mercado um aplicativo de inovação para previsão do tempo e desastres ambientais, a Cittua. Através de inteligência artificial, o app recolhe informações da sua localização, do seu bairro ou cidade, e entrega as informações climáticas em tempo real. Além de fornecer rotas de fugas e informações essenciais para a preservação da vida!
Para fazer um teste gratuito da Cittua, clica aqui!
Para enfrentar e mitigar os impactos das mudanças climáticas, as tecnologias podem ser amigas e garantir um futuro mais sustentável para as gerações.